ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS

  • Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
  • Awdrey Dorásio de Souza Oliveira

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida em um Programa de Mestrado Profissional em Letras e objetivou elaborar um protótipo de material didático inovador para o ensino de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. Objetivou-se, especificamente, produzir um jogo didático que promovesse a atividade de expressão oral e escrita de alunos da rede pública de ensino. O protótipo do jogo foi elaborado por meio de uma pesquisa qualitativa que investigou as contribuições didáticas do jogo em ambiente escolar, elaborando situações de comunicação capazes de demandar atividades de expressão pertinentes às vivências dos estudantes. Os resultados indicam que o produto em questão apresenta potencialidades didáticas para o ensino de português, sendo considerado um instrumento inovador  para o Ensino Fundamental.

Referências

ALMEIDA, P. N. de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 11 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

ALMEIDA, P. N. de. Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar. 2007. 130f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2007. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/14465. Acesso em: 16 nov. 2013.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Martins Fontes: São Paulo, 2003.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Fronteira, 1998.

MACEDO, L; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RAMOS, D. K. Jogos cognitivos eletrônicos: contribuições à aprendizagem no contexto escolar. Ciências e cognição. v. 18, p. 19-32, 2013. Disponível em: www.cienciaecognicao.org. Acesso em 22 abr. 2014.

ROJO, R. Ação e mudança na sala de aula: uma pesquisa sobre letramento e interação. In: ______. (Org.). Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas: Mercado das Letras, 1998.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Publicado
2017-09-24