ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DO 8º ANO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar um livro didático de 8º Ano da EJA bem como oferecer uma abordagem interpretativa que possibilite o desenvolvimento do letramento literário dessa clientela estudantil muito diversificada. Como critério de análise, consideramos a própria experiência do educando, seu contexto de vida e uma abordagem que permita a proficiência e gosto pela leitura a partir dos pressupostos teóricos de Cosson (2007) e Freire (2011). A metodologia, de caráter quantitativo e qualitativo, se constitui: da verificação da metodologia do livro no trato do texto literário, do levantamento sobre o número proporcional de textos literários e da sugestão de atividades. Existem poucos textos literários no livro, além da fragmentação das obras trabalhadas. Em relação à análise qualitativa, podemos afirmar que se apresenta de maneira sumária ou mesmo deficitária por não procurar desenvolver no leitor a percepção da literariedade do texto, abordando mais os aspectos linguísticos aos literários.
Published
2019-06-04