ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DO 8º ANO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

  • Josivaldo Custódio Silva Universidade de Pernambuco
  • Antonio Lisboa de Sousa Vieira Graduado em Letras Português/Inglês (2012) e Mestre em Letras (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS), ambos pela UPE – Campus Mata Norte.

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar um livro didático de 8º Ano da EJA bem como oferecer uma abordagem interpretativa que possibilite o desenvolvimento do letramento literário dessa clientela estudantil muito diversificada. Como critério de análise, consideramos a própria experiência do educando, seu contexto de vida e uma abordagem que permita a proficiência e gosto pela leitura a partir dos pressupostos teóricos de Cosson (2007) e Freire (2011). A metodologia, de caráter quantitativo e qualitativo, se constitui: da verificação da metodologia do livro no trato do texto literário, do levantamento sobre o número proporcional de textos literários e da sugestão de atividades. Existem poucos textos literários no livro, além da fragmentação das obras trabalhadas. Em relação à análise qualitativa, podemos afirmar que se apresenta de maneira sumária ou mesmo deficitária por não procurar desenvolver no leitor a percepção da literariedade do texto, abordando mais os aspectos linguísticos aos literários.
Publié-e
2019-06-04