O QUE DIZEM GRADUANDOS EM PEDAGOGIA SOBRE SUAS PRÁTICAS DE LEITURA: O OLHAR DOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS

Auteurs-es

  • Elizabeth Maria da Silva Professora na Universidade Federal de Campina Grande, campus de Campina Grande, lotada na Unidade Acadêmica de Letras, onde atua tanto na graduação, quanto na Pós. http://orcid.org/0000-0002-1355-493X

DOI :

https://doi.org/10.35572/rle.v19i1.1292

Mots-clés :

Contextos Acadêmicos. Letramentos Acadêmicos. Leitura. Prática institucional do mistério.

Résumé

Neste artigo, apresenta-se um estudo de caso sobre práticas de leitura acadêmica. Objetiva-se examinar como estudantes do curso de Pedagogia, de uma universidade federal brasileira, descrevem e analisam suas experiências com a leitura de textos acadêmicos, resgatadas, retrospectivamente, em entrevistas semi-estruturadas. Fundamentada na perspectiva dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998), a partir de uma abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), a análise mostra estranhamentos e dúvidas dos estudantes quanto aos modos pelos quais a leitura acontece na universidade. As dificuldades em significar as práticas de leitura acadêmica podem estar vinculadas a uma prática institucional do mistério (LILLIS, 1999) e ao modelo de letramento autônomo (STREET, 1984).

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Publié-e

2019-06-04