DIALOGISMO NAS MENSAGENS DIRECIONADAS AOS PROFESSORES DE ESPANHOL EM MATERIAIS DIDÁTICOS DO SÉCULO XX E XXI: RUPTURAS E CONTINUIDADES
Résumé
Considerando o dialogismo como elemento constitutivo da linguagem (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2004), este estudo objetiva analisar as relações dialógicas nas mensagens destinadas aos professores de espanhol em livros didáticos de duas diferentes décadas: a de 1940, considerada o boom das produções didáticas de espanhol no Brasil pós-reforma de Capanema, e 2010, contexto em que o espanhol foi incluído nos editais de avaliação e publicação de livros didáticos no país. Nos resultados, nota-se que as obras recentes guardam relações dialógicas com a contemporaneidade e com o século anterior, fato que caracteriza e constitui o ensino de língua espanhola na atualidade.
Références
BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética (a teoria do Romance). São Paulo: Editora UNESP, 1998.
BAKHTIN, M./VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 2004.
BRASIL. Lei no 3.674, de 7 de janeiro de 1919. Fixa a despeza geral da Republica dos Estados Unidos do Brasil para exercicio de 1919. Rio de Janeiro: MEC, 1919.
______. Portaria Ministerial 127, de 3 de fevereiro de 1943. Expede e determina a execução do programa de espanhol dos cursos clássicos e científicos do ensino secundário.
______. Orientações curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, v. 1. 2006.
______. PNLD 2018: espanhol – guia de livros didáticos – Ensino Médio/Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
CASSIANO, C. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do programa do livro didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). São Paulo, 2007. Tese (Doutorado em linguística) PUC
CELADA, M. T. O espanhol para o brasileiro: uma língua singularmente estrangeira. Campinas, 2002. 278f. Tese (Doutorado em linguística). Instituto de Estudos da linguagem, UNICAMP,
COUTO. A. L.; COIMBRA, L.; CHAVES, L. S. Cercanía joven. São Paulo: Editora SM, 2016.
FREITAS, L. M.; COSTA, E. G. Sentidos en lengua española. São Paulo: Richmond, 2016.
HERNÁNDEZ, J. Nociones de Gramática Española. São Paulo: Editora Anchieta, 1946.
LAGOMARSINO, R. G. Gramática Castellana. Porto Alegre: A Nação edições, 1949.
PARAQUETT, M. O papel que cumprimos os professores de espanhol como língua estrangeira (E/LE) no Brasil. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Diálogos Interamericanos, Niterói, n. 38, p. 123-137, 2009.