A INFLUÊNCIA DO TIPO FONOTÁTICO NA EMERGÊNCIA DAS VIBRANTES DO ESPANHOL SOB UMA VISÃO DO SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO
Resumo
Visando analisar a emergência das vibrantes na aquisição da interfonologia do espanhol como língua estrangeira de professores brasileiros de espanhol, partimos da seguinte problemática: de que maneira emerge a interfonologia das vibrantes envolvendo o Português Brasileiro e o Espanhol como Língua Estrangeira de professores brasileiros de espanhol? Temos por hipótese básica que a interfonologia das vibrantes de professores brasileiros de espanhol emergem de modo distinto dependendo do tipo fonotático. Baseamo-nos, teoricamente, em autores como Larsen-Freeman (1997) e Beckner et al. (2009) que tratam a língua como Sistema Adaptativo Complexo. Para a realização da pesquisa, utilizamos uma metodologia experimental de corte transversal e tivemos como corpus de análise a gravação de docentes de espanhol da rede estadual e de cursos livres. Os resultados indicaram que existe competição entre os atratores associados às realizações fricativa e vibrante múltipla. Além disso, a variável tipo fonotático é relevante na construção da interfonologia dos róticos.
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